Analu Freitas e Luís Miguel Saraiva desafiam Francisca Jorge e Jaime Faria no Campeonato Nacional

Por Bola Amarela - Dezembro 17, 2025
FOTO: Beatriz Ruivo

Analu Freitas e Luís Miguel Saraiva superaram os primeiros desafios nos respetivos quadros principais de singulares para marcarem encontro com os primeiros cabeças de série do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Enquanto Francisca Jorge regressa ao Complexo de Ténis do Jamor como octacampeã, Jaime Faria persegue o primeiro título na prova rainha.

No arranque da competição feminina, Analu Freitas justificou o wild card ao superar Beatriz Castro por 6-4 e 7-6(3) na manhã desta quarta-feira.

Desta forma, a jovem natural de Guimarães — vice-campeã nacional de sub 18 em 2023 — juntou-se à conterrânea Francisca Jorge nos oitavos de final.

A melhor tenista portuguesa da atualidade (ocupa a 216.ª posição no ranking WTA) venceu os últimos 31 encontros na prova e é a atual octacampeã nacional, sendo já a terceira mulher com mais títulos.

Nesta edição, Francisca Jorge pode igualar os nove ganhos de forma consecutiva por Sofia Prazeres entre 1990 e 1998 e se o fizer só ficará atrás de Leonor Peralta, que venceu 10 seguidos de 1967 a 1976 e ainda outros três em 1979, 1980 e 1982.

Na metade inferior do quadro, Carolina Correia prolongou a campanha iniciada na fase de qualificação ao levar a melhor contra Catarina Moreira por 6-1 e 6-2 e tornou-se na primeira adversária de Matilde Jorge, finalista de cinco das últimas seis edições e com quem partilhou a base de treinos — o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — até ao final da temporada passada.

Em destaque esteve também Rita Freitas, que continua a celebrar neste regresso à prova mais importante do calendário nacional pela primeira vez desde 2009. A atual campeã nacional e mundial do escalão +35 aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Beatriz Assunção para chegar à segunda ronda, na qual terá pela frente Madalena Santos.

Laura Salvado venceu o duelo de qualifiers com Inês Pereira por 6-0 e 6-0 para juntar-se a Angelina Voloshchuk, terceira pré-designada, já Gabriela Amorim precisou de três partidas (6-0, 6-7[4] e 6-3) até se superiorizar a Matilde Figueiredo de forma a agendar encontro com Ana Filipa Santos, quarta favorita.

Nos pares, as irmãs Jorge não perderam tempo e iniciaram o ataque ao sétimo título de campeãs nacionais lado a lado com um triunfo por 6-0 e 6-0 sobre Carolina Fartouce e Rafaela Fartouce. O duelo de irmãs desta quarta-feira foi um déjà vu da edição transata, que também arrancou com este frente a frente.

No torneio masculino, os cabeças de série também ficaram a conhecer os primeiros adversários. Jaime Faria é o grande favorito à vitória e fará a estreia na competição contra Luís Miguel Saraiva, jovem do Lawn Tennis Club da Foz que prolongou a caminhada iniciada no qualifying com um triunfo por 6-0 e 6-1 sobre Rodrigo Silva.

Na reta final da melhor temporada da carreira, o lisboeta de 22 anos (esta semana 152.º classificado no ranking ATP, mas 87.º em fevereiro) defende o estatuto de primeiro cabeça de série pela segunda vez. Há três anos foi semifinalista e na época seguinte, como segundo pré-designado, chegou um passo mais longe e terminou como vice-campeão.

O jogador mais credenciado do torneio surge na linha mais distante do quadro: aos 35 anos, Gastão Elias (ex-57.º ATP e recordista português de títulos — 10 — e finais — 23 — no ATP Challenger Tour) procura um dos títulos que lhe falta e iniciará o “ataque” contra o wild card Diogo Morais, responsável pela eliminação de Tiago Valentim com os parciais de 6-1 e 6-0.

Todos os encontros do quadro principal masculino disputados esta quarta-feira foram concluídos em dois setsVasco Prata venceu João Guerra por 6-0 e 6-1, Rodrigo Leal levou a melhor sobre José Ricardo Nunes por 6-1 e 6-3, Rodrigo Cruz foi mais forte (6-2 e 6-2) do que Diego Lopato-MiguelGonçalo Quintela não cedeu jogos frente a Afonso Almeida, Duarte Sanches triunfou por 6-2 e 6-2 contra Miguel Palma e Guilherme Valdoleiros venceu Gonçalo Castro por 6-3 e 6-4.