This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Analu Freitas e Luís Miguel Saraiva desafiam Francisca Jorge e Jaime Faria no Campeonato Nacional
Analu Freitas e Luís Miguel Saraiva superaram os primeiros desafios nos respetivos quadros principais de singulares para marcarem encontro com os primeiros cabeças de série do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Enquanto Francisca Jorge regressa ao Complexo de Ténis do Jamor como octacampeã, Jaime Faria persegue o primeiro título na prova rainha.
No arranque da competição feminina, Analu Freitas justificou o wild card ao superar Beatriz Castro por 6-4 e 7-6(3) na manhã desta quarta-feira.
Desta forma, a jovem natural de Guimarães — vice-campeã nacional de sub 18 em 2023 — juntou-se à conterrânea Francisca Jorge nos oitavos de final.
A melhor tenista portuguesa da atualidade (ocupa a 216.ª posição no ranking WTA) venceu os últimos 31 encontros na prova e é a atual octacampeã nacional, sendo já a terceira mulher com mais títulos.
Nesta edição, Francisca Jorge pode igualar os nove ganhos de forma consecutiva por Sofia Prazeres entre 1990 e 1998 e se o fizer só ficará atrás de Leonor Peralta, que venceu 10 seguidos de 1967 a 1976 e ainda outros três em 1979, 1980 e 1982.
Na metade inferior do quadro, Carolina Correia prolongou a campanha iniciada na fase de qualificação ao levar a melhor contra Catarina Moreira por 6-1 e 6-2 e tornou-se na primeira adversária de Matilde Jorge, finalista de cinco das últimas seis edições e com quem partilhou a base de treinos — o Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — até ao final da temporada passada.
Em destaque esteve também Rita Freitas, que continua a celebrar neste regresso à prova mais importante do calendário nacional pela primeira vez desde 2009. A atual campeã nacional e mundial do escalão +35 aplicou os parciais de 6-1 e 6-0 a Beatriz Assunção para chegar à segunda ronda, na qual terá pela frente Madalena Santos.
Laura Salvado venceu o duelo de qualifiers com Inês Pereira por 6-0 e 6-0 para juntar-se a Angelina Voloshchuk, terceira pré-designada, já Gabriela Amorim precisou de três partidas (6-0, 6-7[4] e 6-3) até se superiorizar a Matilde Figueiredo de forma a agendar encontro com Ana Filipa Santos, quarta favorita.
Nos pares, as irmãs Jorge não perderam tempo e iniciaram o ataque ao sétimo título de campeãs nacionais lado a lado com um triunfo por 6-0 e 6-0 sobre Carolina Fartouce e Rafaela Fartouce. O duelo de irmãs desta quarta-feira foi um déjà vu da edição transata, que também arrancou com este frente a frente.
No torneio masculino, os cabeças de série também ficaram a conhecer os primeiros adversários. Jaime Faria é o grande favorito à vitória e fará a estreia na competição contra Luís Miguel Saraiva, jovem do Lawn Tennis Club da Foz que prolongou a caminhada iniciada no qualifying com um triunfo por 6-0 e 6-1 sobre Rodrigo Silva.
Na reta final da melhor temporada da carreira, o lisboeta de 22 anos (esta semana 152.º classificado no ranking ATP, mas 87.º em fevereiro) defende o estatuto de primeiro cabeça de série pela segunda vez. Há três anos foi semifinalista e na época seguinte, como segundo pré-designado, chegou um passo mais longe e terminou como vice-campeão.
O jogador mais credenciado do torneio surge na linha mais distante do quadro: aos 35 anos, Gastão Elias (ex-57.º ATP e recordista português de títulos — 10 — e finais — 23 — no ATP Challenger Tour) procura um dos títulos que lhe falta e iniciará o “ataque” contra o wild card Diogo Morais, responsável pela eliminação de Tiago Valentim com os parciais de 6-1 e 6-0.
Todos os encontros do quadro principal masculino disputados esta quarta-feira foram concluídos em dois sets: Vasco Prata venceu João Guerra por 6-0 e 6-1, Rodrigo Leal levou a melhor sobre José Ricardo Nunes por 6-1 e 6-3, Rodrigo Cruz foi mais forte (6-2 e 6-2) do que Diego Lopato-Miguel, Gonçalo Quintela não cedeu jogos frente a Afonso Almeida, Duarte Sanches triunfou por 6-2 e 6-2 contra Miguel Palma e Guilherme Valdoleiros venceu Gonçalo Castro por 6-3 e 6-4.
- Categorias:
- Portugal
