Ana Filipa Santos avança e mantém viva a esperança portuguesa em Lagos

Por José Morgado - Outubro 22, 2025
FOTO: Beatriz Ruivo

Num dia de emoções mistas para o ténis nacional, Ana Filipa Santos foi a grande protagonista portuguesa no ITF W35 Lagos Internacional Open, garantindo o apuramento para os oitavos de final. A jogadora lusa vencia por 5-2 no primeiro set quando a russa Kyra Pavlova foi obrigada a desistir por lesão, abrindo caminho à continuação da portuguesa na competição.

Com este resultado, Ana Filipa Santos mantém acesa a esperança de presença portuguesa nas fases decisivas do torneio, procurando agora dar sequência ao bom momento e alcançar os quartos de final.

As restantes representantes nacionais ficaram pelo caminho. Inês Murta foi superada pela chinesa Tian Jialin (6-2, 6-1), Angelina Voloshchuk vendeu cara a derrota frente à russa Milana Zhabrailova (1-6, 6-3, 4-6) e Sara Lança cedeu perante a australiana de origem turca Melisa Ecran (2-6, 2-6).

Entre os principais destaques do dia, a francesa Yasmin Mansouri (2.ª cabeça-de-série) bateu a norte-americana Jamilah Snells por 7-5 e 7-6(1), enquanto Sara Daavettila, Carolyn Ansari, Marta Soriano Santiago e Camilla Zanolini também confirmaram o favoritismo e avançaram na prova algarvia.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com