Allez, Arthur: Cazaux prossegue conto de fadas rumo aos ‘oitavos’ na Austrália

Por José Morgado - Janeiro 20, 2024
cazaux

Arthur Cazaux, de 21 anos, escreveu este sábado mais uma página do verdadeiro conto de fadas que está a ser a sua participação no Australian Open 2024. O talentoso gaulês, que recebeu um wild card da organização por causa do acordo de reciprocidade que as Federações australiana e franceses têm, nunca tinha vencido um encontro em torneios de Grand Slam antes desta semana, mas já está nos oitavos-de-final, tornando-se no primeiro wild card a chegar à segunda semana deste torneio desde Lleyton Hewitt… em 2012!

Depois de alcançar a maior vitória da sua vida na segunda ronda, diante do dinamarquês Holger Rune, seu contemporâneo, Cazaux, um antigo vice-campeão de juniores do Australian Open, arrasou por completo na terceira eliminatória o neerlandês Tallon Griekspoor, 31.º ATP e que vinha de maratonas nas rondas anteriores, por 6-3, 6-3 e 6-1, num encontro resolvido em menos de duas horas e no qual não teve de enfrentar um único ponto de break.

Nos oitavos-de-final de segunda-feira, Cazaux vai desafiar mais um top 10, o polaco Hubert Hurkacz, nono da hierarquia mundial. Na terceira ronda, Hurkacz superou o francês Ugo Humbert, número 20 ATP, por 6-3, 1-6, 7-6(4) e 6-3, num duelo de 2h50 em que mostrou que continua em boa forma, depois de ter estado igualmente bem na United Cup.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt