Ainda não é desta: João Fonseca desiste de Adelaide e alarma antes do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 10, 2026
fonseca

João Fonseca, atual número 29 do ranking mundial, não conseguiu recuperar totalmente dos problemas na zona lombar e desistiu do ATP 250 de Adelaide, na Austrália. O sorteio do quadro principal foi realizado este sábado, sem a presença do tenista brasileiro, que ainda treinou nos últimos dias no local.

Fonseca mantinha a intenção de competir no torneio, mas acabou por não reunir condições para entrar em campo. Esta é a segunda desistência consecutiva do brasileiro, depois de já ter abandonado o ATP 250 de Brisbane. Nesse torneio, chegou a entrar no quadro principal frente a Reilly Opelka, mas desistiu no dia seguinte. Os exames realizados não detetaram qualquer lesão grave.

“Nos últimos dias, focámos no tratamento e na recuperação da região lombar. Após treinar aqui em Adelaide, fiz uma avaliação com a minha equipa e decidimos concentrar os esforços no Australian Open”, revelou o carioca de 19 anos através da sua assessoria de imprensa.

“Eu venho me sentindo melhor a cada dia, mas é difícil dizer que estou 100%. Vou tentar o máximo para estar 100% no Australian Open, que é nosso objetivo principal. A decisão não está tomada. Queremos jogar e achamos que será possível, então queremos focar na recuperação. Infelizmente, não pude jogar aqui [em Adelaide], mas espero voltar mais forte no ano que vem.” “Fizemos uma ressonância, é não é algo muito sério, mas que pode se tornar sério. Queremos estar 100% para jogar. Sabemos que pode piorar, então vamos tratar com cuidado”, pode ler-se no site ‘Saque e Voleio’.

O sorteio do Australian Open está marcado para quinta-feira, dia 15, com início da competição a 18 de janeiro, em Melbourne.

QUADRO DE ADELAIDE, SEM FONSECA:

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com