This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ainda se lembra dos primeiros pontos ATP de Nadal? Ele tinha 15 anos…
É sem dúvida um dos momentos do ano no que ao ténis diz respeito, o regresso de Rafael Nadal à liderança do ranking mundial. Ele que já havia por lá passado em 2008 e 2013, por exemplo. Ora, à boleia dos mais de 7.600 pontos que o espanhol tem neste momento, o portal castelhano Punto de Break foi recordar o primeiro (sim, o primeiro) ponto que Nadal conquistou no circuito ATP.
Estávamos no ano de 2001, no Real Club de Tenis Betis, onde se disputava um torneio Challenger. Desde logo, a primeira coisa que o espanhol mostrou foi atitude. Quem o diz foi o seu adversário de abertura, Israel Matos Gil. “No que diz respeito ao seu carácter parecia que tinha 20 anos. Dava a sensação que tinha mais anos de ténis do que na realidade tinha. Perdi e encontro, mas vi logo que ele ia dar que falar”, refere.
O encontro terminou com um duplo 6-4 a favor do maiorquino que, somava assim os seus primeiros cinco pontos ATP. Acabaria por ser derrotado na ronda seguinte pelo futuro campeão do torneio, o italiano Stefano Galvani. Ainda assim, conseguiu o feito de ter sido o único a roubar um set ao transalpino ao longo de toda a prova.
No entanto, o episódio mais destacado por Matos Gil nem é referente ao Challenger em Sevilha. Para o espanhol o profissionalismo de Nadal ficou patente uns dias antes. O maiorquino tinha sido derrotado num Futures em Madrid, após um longo encontro no qual desperdiçou match points. O que aconteceu depois é descrito por Matos Gil. “No dia seguinte, quando chegamos ao clube às oito da manhã, ele já estava a treinar. E isto depois de um encontro duríssimo no dia anterior. Isso fez-me logo pensar que este era um rapaz a acompanhar no futuro”, refere, mostrando-se surpreendido com a ‘rotina profissional’ deste adolescente.
Pois bem, o tal adolescente está, 16 anos depois, na liderança do ranking e com 15 Grand Slams no currículo.
- Categorias:
- Fora de Linhas