Rafael Nadal vence a chuva e a final de Buenos Aires
A chuva deu ares da sua graça, interrompeu o decorrer do encontro, mas não impediu que Rafael Nadal se juntasse ao lote de campeões do Argentina Open, atingindo os 46 títulos em terra-batida. Esta é a sétima vez em sete anos que um jogador espanhol vence o torneio sul-americano, e desta vez a vítima foi Juan Mónaco, jogador da casa, que perdeu por 6-4 e 6-1 em 1h28.
Os primeiro pontos da final foram disputados com cerca de 90 minutos de atraso devido à chuva, que já havia interrompido antes a final de pares. Contudo, quando tudo parecia pronto para se começar a jogar, Nadal e Mónaco dividiram entre si os dois primeiros jogos antes de voltar a cair água do céu.
No recomeço da final, nenhum dos jogadores parecia querer abrir mão dos respetivos jogos de serviço e verificou-se algum equilíbrio até à reta final do primeiro set, onde alguns erros desnivelaram o marcador a favor do maiorquino.
A seis jogos do seu primeiro título da temporada, Nadal colocou o pé no acelerador e fez Mónaco correr de um lado para o outro, algo que criou alguma fadiga do lado do número 60 da hierarquia mundial. Tudo o que o antigo número um do mundo teve de fazer foi manter o alto nível de intensidade e esperar que o seu oponente claudicasse nas trocas de bola mais longas.
Esta vitória dá a Rafael Nadal o 46.º título sobre a terra-batida, um número que o coloca a três títulos do número de Guillermo Villas. No geral, este é o 65.º troféu que vai diretamente para o palmarés do espanhol.