Agassi rendido a João Fonseca: «Não se deixa intimidar, acredita que pertence a este palco»

Por José Morgado - Setembro 19, 2025
joaofonseca

Andre Agassi voltou a estar no centro das atenções com o seu novo papel de capitão da equipa do Mundo na Laver Cup 2025. O antigo número um mundial, que sucede a John McEnroe, está a viver a sua primeira experiência neste cargo em São Francisco e não perdeu tempo a lançar elogios ao jovem brasileiro João Fonseca, grande novidade na competição.

Em declarações recolhidas pelo site UOL, Agassi mostrou-se particularmente impressionado com a maturidade do tenista de 19 anos. “O seu jogo é muito fácil de respeitar e de admirar. A força bruta que consegue gerar de ambos os lados do court, quase sem esforço, é incrível. Pode repetir o mesmo movimento e produzir uma velocidade tremenda na bola, sem sequer parecer que está a bater mais forte”, analisou.

Para o norte-americano, a mentalidade de Fonseca é o aspeto mais marcante: “O que mais me surpreendeu foi a sua mentalidade. É um jogador que não precisa de validação externa. Não se deixa intimidar pelo ambiente, acredita que pertence a estes torneios e que merece estar aqui. Quer sempre melhorar. É inteligente, perspicaz e recetivo. Gosto da forma como processa as coisas, e isso só o vai ajudar a ser a melhor versão de si próprio.”

O ex-campeão de oito títulos do Grand Slam destacou ainda que essa confiança interior poderá ser decisiva para o futuro do brasileiro. “No ténis, há quem se perca no caminho, mas também há quem utilize esse impulso e já não pare. Fonseca transmite-me essa sensação de que está preparado para aproveitar cada oportunidade”, acrescentou.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com