Afinal… ITF recua e João Fonseca acaba o ano novo topo do ranking mundial de juniores

Por José Morgado - Dezembro 5, 2023
João Fonseca
Luiz Candido/CBT

A Federação Internacional de Ténis recuou no ranking divulgado na manhã desta segunda-feira e manteve o brasileiro João Fonseca como líder do ranking mundial de juniores. Fonseca e o mexicano Rodrigo Pacheco têm os mesmos 2902.25 pontos e inicialmente a ITF deu o desempate a favor de Pacheco. Ao início da tarde, a lista foi atualizada, agora com o brasileiro no topo.

Campeão do US Open, Fonseca não disputou mais torneios na categoria (nem vai competir mais…), enquanto o mexicano Rodrigo Pacheco ganhou 21 dos seus últimos 22 jogos e empatou no total de pontos com o carioca – o ranking de juniores considera também os principais resultados de pares de cada tenista.

O terceiro melhor do Mundo em 2023 foi o austríaco Joel Schwaerzler, seguido dos norte-americanos Learner Tien e Cooper Williams.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt