A incrível história de Cachín rumo ao título em Gstaad: «Isto vai mudar a minha vida»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 23, 2023

Pedro Cachín está a colher os frutos de todo o esforço e de todo o trabalho que teve para superar as adversidades que teve pela frente ao longo da carreira. Aos 28 anos, o número 90 do ranking ATP conquistou o seu primeiro título, ao sagrar-se campeão de Gstaad, assinando uma bonita página depois de um percurso que incluiu uma mudança difícil de continente, uma fatura de stress numa vértebra em 2016 e uma rotura de ligamentos num tornozelo.

“O que fiz aos 19 anos foi duro. Cheguei a Barcelona em maio de 2014 e paguei isso na pré-temporada seguinte, em dezembro. Sentia-me muito sozinho, mas passei esse momento e cá estou”, começou por dizer depois de conquistar o troféu em Gstaad.

Leia também:

 

Mas Cachín está a sonhar acordado agora. “Poder viver desta profissão, quando no meio há muitas pedras para saltar ou mexer, é uma prenda. A mim aconteceu-me isso. Deixei a minha casa muito cedo. No meio houve muitas lesões que me fizeram pensar coisas, mas no fim a paixão é a paixão, segui em frente com quem gosto e aqui estou. Quem teria dito no início do ano ou desta semana que ia ganhar um torneio ATP? Voltei a confiar em mim e estou muito feliz”, atirou.

Certo é que o argentino não se fica por aqui. O que virá a seguir? “Vou criando sonhos. A vida é isso, sonhar grande, que ninguém te tire o sonho e a vontade de tentar. Se depois acontece ou não, é uma questão de tentar. Estar na lista de campeões argentinos é o máximo. Ser top 50 e um campeão ATP vai mudar a minha vida”, rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt