This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A impressionante aula tática de Ruud: como joga Nadal, Djokovic ou Alcaraz? O norueguês explica tudo
Casper Ruud foi desafiado a descrever o estilo de jogo de tenistas como Rafa Nadal, Novak Djokovic e Carlos Alcaraz e o resultado foi uma autêntica aula gratuita para qualquer amante da modalidade.
Numa conversa com o site do ATP Tour, o norueguês deu a sua opinião e, claro, com muito conhecimento à mistura. Começamos com Nadal. “Treinei bastante com ele e creio que nunca te dá espaço para respirar quando jogas em terra batida. Todas as pancadas que produz são muito pesadas de encarar porque coloca muito topspin e saltam muito. É difícil conseguir uma boa profundidade quando jogas contra ele e ele aproveita isso muito bem para ser ainda mais agressivo”, contou.
“Gosta de dominar os pontos com a sua direita e creio que teve tanto êxito em terra batida por utilizar essa pancada cruzada para a esquerda do adversário. A maioria dos jogadores têm muitos problemas quando o enfrentam e essa é a principal razão do seu êxito”, reforçou um dos maiores especialistas em terra batida.
É então que passa para Djokovic. “Joga um pouco diferente do Rafa. Joga um pouco mais dentro do campo e o que acontece com o Novak é que a sua esquerda é tão pura e tão boa que, mesmo que jogadores de terra como o Rafa gostem de pressionar a esquerda do rival porque é difícil com o ressalto alto, o Novak resiste melhor que ninguém porque tem um muito bom controlo com essa pancada”, admitiu.
“É difícil encontrar pontos fracos no seu jogo e a sua direita também não é uma debilidade. Pode fazer winners e muito bons golpes defensivos de ambos os lados a toda a hora. Tem um jogo que não te deixa descansar em nenhum lado do campo quando jogas contra ele”.
Terminamos esta aula com Alcaraz. “Pode jogar em todas as superfícies porque é agressivo mas também joga com muito topspin, a direita leva até mais que a esquerda. O que me impressionou no ano passado, quando jogámos em terra, foi a agressividade que tinha e o quão longe podia bater na maioria das suas pancadas. Tal como o Djokovic e Nadal, mexe-se incrivelmente bem. Também se defende muito bem e contra ataca muito bem. Tem um bom serviço, que abre bem o campo”, concluiu.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Novak Djokovic
- Rafael Nadal