A honestidade de De Minaur sobre o sonho de vencer um Slam: «Há coisas que simplesmente não acontecem…»

Por Nuno Chaves - Dezembro 10, 2025
de-minaur

Aos 26 anos, Alex De Minaur é top 10 mundial e um sinónimo de consistência no circuito com exceção num tipo de torneio: falamos dos Grand Slams.

O tenista australiano nunca foi além dos quartos de final em Majors e numa entrevista ao The Guardian mostrou-se muito honesto na hora de falar sobre se acredita que pode conquistar um torneio do Grand Slam.

É POSSÍVEL GANHAR UM GRAND SLAM?

Para mim, o mais importante é usar tudo como motivação para ganhar um Grand Slam. Obviamente, é um grande sonho, mas, ao mesmo tempo, temos de aceitar que há coisas que podem acontecer e outras que simplesmente não vão acontecer. No fim de contas, o meu objectivo é estar feliz com aquilo que fiz na minha carreira, e isso resume-se ao que posso controlar. Ganhar um Grand Slam está fora do meu controlo; melhorar e ter a atitude e o esforço certos, não. Ao mesmo tempo, devo dar-me uma palmadinha nas costas de vez em quando. Tudo se resume às pequenas vitórias. Tenho de ser mais amável comigo mesmo.

TENTAR SER O MAIS LIVRE POSSÍVEL

Os resultados decidem tudo, mas a melhor forma de entrar em court é não dar tanta importância aos resultados. Isso fará com que jogues com mais liberdade. É algo em que tenho trabalhado há muito tempo: não colocar tantas expectativas sobre mim próprio, porque sei que o meu melhor ténis surge quando não o faço. Em vez de me focar nesses resultados, quero abraçar mais o processo e a forma como quero jogar: essa é uma dos maiores mudanças que vivi na minha mentalidade desde Turim. Ia ficar satisfeito mesmo que as coisas não corressem a meu favor, o que queria era jogar à minha maneira e cumprir o meu plano e sabia que isso me faria sentir muito melhor do que se não o fizesse.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.