Portugal 1-2 Alemanha: João e Gastão lutam muito mas cedem diante do par alemão

Por admin - Setembro 16, 2017

João Sousa e Gastão Elias fizeram das tripas coração, apoiados por um Centralito a rebentar pelas costuras, mas não conseguiram impedir a derrota diante dos alemães Jan-Lennard Struff e Tim Puetz, pelos parciais de 2-6, 6-4, 7-6 e 4-6, ao cabo de mais de três horas e meia de jogo. Com este deslize, as contas complicam-se para Portugal, que precisa de vencer os dois singulares para poder fazer história e ascender pela primeira vez ao Grupo Mundial da Taça Davis.

Depois de um set para cada lado, a intensidade e a tensão subiram no terceiro parcial, com as duas duplas a fazerem de tudo para chegar ao break. Portugal dispôs de quatro pontos de break no 4-3, mas os alemães seguraram o serviço e quebraram de seguida.

João e Gastão não se ficaram e, com um ponto que levou o público ao rubro, terminado pelo ‘nosso’ número um com um smash, Portugal devolveu a ‘cortesia’. Com o set a estender-se até ao tie break, as barulhentas bancadas do Centralito tornaram-ser a banda sonora perfeita para a forma aguerrida como o par português se agarrou ao resultado.

No quarto set, os germânicos seguraram bem os jogos de serviço depois do break madrugador. A dupla nacional viria a salvar um set point no seu serviço, mas não falharam quando o saque passou para o seu lado, a 5-3. Gastão e João entraram bem na derradeira partida, chegando a dispor de dois pontos de break para fazer o 2-0, mas o equilíbrio imperou até ao 4-4, altura em que os alemães mostraram mais sangue frio.

Para o terceiro e decisivo dia estão agendados os encontros entre João Sousa e Jan Lennard Struff e, logo depois, Pedro Sousa ante Cedrik Marcel Stebe, sendo que se podem registar alterações no alinhamento.