This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Guia: Como escolher uma raquete de ténis
Hoje vamos tentar dar as melhores dicas para escolher a raquete de ténis que se enquadre melhor no seu jogo.
Existem muitos factores a ter em conta antes da aquisição da sua nova raquete: peso, rigidez e padrão das cordas são apenas alguns. Convém ter em conta que hoje em dia maior parte das marcas tentam cativar os jogadores com campanhas de marketing agressivas, fazendo referência à quantidade de spin ou power que o novo modelo lhe dará. Regra geral, não acredite no hype.
Elaborámos o seguinte gráfico para que o possa ajudar melhor, mas passo desde já a enumerar os três tipos de erros mais comuns:
1- Escolher uma raquete demasiado leve ou pesada.
2 – Escolher uma raquete com uma rigidez demasiado elevada
3 – Escolher uma raquete com o tamanho do Grip Errado
Tabela: Chip n’Charge
O gráfico serve apenas como referência para ajudar na hora de escolher uma nova raquete.
Para sumariar, ficam as recomendações pessoais:
- Para um adulto masculino o peso deve rondar os 290 – 315 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.
- Para um adulto feminino o peso deve rondar os 275-300 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.
- Para um jogador entre os 14-17 anos o peso deve rondar os 275-300 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.
O ideal sempre que possível será fazer um playtest com a raquete e deve-se ter em conta que as cordas e tensão fazem uma diferença enorme na jogabilidade da raquete, por isso ao testar vários modelos convém que seja com a mesma corda e tensão.
Texto de Daniel Silva, do Chip n’Charge, parceiro do Bola Amarela.
- Categorias:
- Fora de Linhas