Juan Mónaco: «Fui o melhor jogador que pude ser»

Por admin - Agosto 16, 2017

Numa interessante entrevista ao portal argentino Número 12, Juan Mónaco revisitou alguns momentos de uma carreira terminada há pouco tempo devido ao acumular de lesões. Desde o dia-a-dia pós-ténis, passando pela análise da sua carreira numa ótica do ténis de hoje em dia, muitos temas foram abordados pelo argentino nesta entrevista.

“Vivo o dia-a-dia. Disfruto de dormir na mesma cama 20 dias seguidos ou de tomar o pequeno almoço tranquilo. Dou-me ao luxo de pegar no carro e visitar a minha sobrinha a Tandil se tiver saudades dela, posso seguir os meus negócios mais de perto. São coisas que o ténis não te deixa ver, há mais coisas para além do ténis”, começa por dizer Mónaco, referindo-se aos prazeres da vida para lá dos courts. “Quando jogas só pensas nisso. Hoje posso disfrutar da relação com a minha namorada, de a conhecer melhor. O tenista é muito egoísta e quando deixas de jogar a vida segue, já não és só tu e a tua carreira”.

“Quando comprei a minha casa e o meu carro aos 20/21 anos não pensei mais em dinheiro”

Por outro lado, quando questionado acerca da gestão de uma vida sem a pressão competitiva, sem a pressão dos treinos, o argentino reconhece as dificuldades. “Estou a adaptar-me, é um desafio”, admite. “Propuseram-me fazer televisão no momento certo e foi um incentivo. Ainda que, para ser sincero, o friozinho na barriga antes de encontro era algo especial e único. Mas tinha a certeza que algum dia ia terminar, então tentava ocupar a mente com outras coisas para além do desporto. Pensar em algo durante muito tempo pode-te fazer doente, pode-te fazer ficar básico”.

Em relação aos objetivos que foi estabelecendo para a sua carreira, Mónaco fala de diferentes patamares, consoante as fases da carreira. “De início pensas em objetivos. Jogar torneios ATP, ser top-100, ganhar um torneio. À medida que os cumpres, relaxas, mas a exigência continua”, começa por explicar. “Quando comprei a minha casa e o meu carro, aos 20/21 anos, não pensei mais em dinheiro, jogava porque adorava a competição”, refere, explicando em seguida o que o motivava além do dinheiro.

“É difícil estar tanto tempo no top-30”

“Gostava de pensar coisas como ‘ganhar o torneio X’, ‘vencer cinco top-10’, ‘chegar às meias-finais de um Masters 1000’. Eu era um top-30, então tentar chegar ao top-10 e ganhar pelo menos 40 encontros por ano. Isso era o que me motivava, não os números da conta bancária”, evidencia o argentino que fala também do seu papel enquanto jogador. “Agora reparo que fui um jogador muito regular, é difícil estar tanto tempo no top-30. Ganhei nove torneios. Lutei contra lesões no pulso, infiltrei-me, fui operado, voltei e ainda ganhei um torneio. Fui o melhor jogador que pude ser”.

Mónaco fala também do que valia o seu jogo, quando comparado com a atual tendência da supremacia da envergadura. “Cada tenista está onde merece. Eu potenciava outras qualidades como a tenacidade, ser exigente comigo mesmo, ser super-profissional, a alimentação. Estive 12 anos sem tomar bebidas com gás. Aos 20 anos disseram-me que não era bom para o meu corpo e meti isso na cabeça. Fui um obsessivo do treino. Dormi oito horas, fiz yoga por causa da elasticidade, sempre me preparei da melhor forma”, revela o argentino que fala do profissionalismo como uma arma para estar sempre um passo à frente dos adversários.