Fils sorri outra vez: francês regressa sem dores e aponta à relva de Wimbledon

Por José Morgado - June 24, 2026
Fils

Durante semanas, houve dúvidas. Depois de abandonar Roma devido a problemas no joelho esquerdo e falhar Roland Garros, Arthur Fils viu o seu grande momento de forma travado no instante em que parecia pronto para se instalar definitivamente entre a elite mundial. Agora, porém, o cenário mudou — e Wimbledon volta a entrar no horizonte.

O francês regressou esta terça-feira à competição na exibição de The Boodles, em Londres, e deixou sinais muito positivos. Frente a Jakub Mensik, Fils venceu num super tie-break (10-8), num encontro intenso e, mais importante ainda, sem demonstrar qualquer limitação física. “Voltei a pegar na raquete há apenas dez dias, no Mónaco, com o Lapo e o Chris. Antes disso estive duas semanas em Munique a trabalhar muito fisicamente para recuperar a melhor forma”, explicou.

Fils admitiu que precisava urgentemente de voltar a sentir ritmo competitivo antes do arranque do terceiro Grand Slam da temporada. “É muito importante jogar encontros antes de Wimbledon, sobretudo em relva. Já não jogava nesta superfície há dois anos, mas senti-me muito, muito bem. Foi uma grande batalha e diverti-me imenso”, confessou.

Questionado sobre o estado físico, mostrou prudência, mas também confiança. “Em condições normais, devo estar a 100%. Hoje joguei e correu tudo na perfeição. Não senti dores, e isso é excelente.”

Também Goran Ivanisevic deixou sinais encorajadores: o croata acredita que o seu pupilo está novamente pronto para competir ao mais alto nível.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.