Agassi está no Rio, esteve com Fonseca e aconselha: «Expectativas são um elogio»

Por José Morgado - Fevereiro 21, 2026
Agassi-Fonseca
FOTO: Fotojump

RIO DE JANEIRO. BRASIL. Andre Agassi chegou esta sexta-feira ao Rio de Janeiro e acompanhou um treino de João Fonseca, que trabalhou pares ao lado de Marcelo Melo tendo em vista a meia-final marcada para sábado. O antigo número um mundial falou aos jornalistas e saiu em defesa do jovem brasileiro, que tem sido alvo de críticas após a eliminação nos oitavos de final do ATP 500 frente a Ignacio Buse.

“Antes de mais nada, eu incentivaria o João a levar isso como um elogio, sabe? O facto de as pessoas acharem que ele tem de ganhar todos os jogos é um enorme elogio”, afirmou o norte-americano, vencedor de oito títulos do Grand Slam.

Agassi sublinhou que o jovem não deve carregar o peso das expectativas alheias. “Encorajo-o a não assumir as expectativas das pessoas como sua responsabilidade. O que é responsabilidade dele é procurar melhorar sempre. Às vezes torna-se difícil lidar com a ideia de ganhar ou perder e esquecemo-nos do que é preciso fazer para evoluir.”

O norte-americano destacou ainda a maturidade de Fonseca: “Ele é jovem, com muita expectativa, mas emocionalmente está acima da idade. É estável e não há razão para não melhorar semana após semana.”

Recordando a convivência na Laver Cup, concluiu: “É uma sensação, mas é um ser humano ainda melhor.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com