João Fonseca sofre reviravolta contra tenista fora do top 90 e cai no Rio Open

Por Marcela Linhares - Fevereiro 20, 2026
João Fonseca
Fotojump

Após um atraso de mais de duas horas e meia devido ao mau tempo, João Fonseca voltou aos courts do Rio Open e foi superado por Ignacio Buse, com o peruano a celebrar com os parciais 5-7, 6-3 e 6-4. Agora aguarda por Matteo Berrettini ou Dusan Lajovic.

Até ao 2-2, Fonseca começou por sofrer mais nos seus jogos de serviço, enquanto o peruano confirmava com relativa tranquilidade. A partir deste momento, o carioca perdeu apenas três pontos no serviço, aproveitou a única quebra quando estava 5-5 e fechou na sequência em 7-5.

Fonseca parecia mais sólido no início do segundo parcial, ao abrir 0-40 no serviço do seu adversário, mas Buse confirmou e venceu oito dos 10 pontos seguintes para ter 3-0 de vantagem. Sem mais quebras – e nem mesmo break points – o tenista de Lima não perdeu a dianteira e fechou em 6-3.

A parecer sem energia, Fonseca foi o primeiro a ser quebrado no set decisivo e viu o oponente não perder o foco – inclusive quando o peruano conseguiu sair mais uma vez de 0-40, e confirmando, ficou a um jogo de fechar a partida. Sem dar chances, concluiu e garantiu a terceira vitória contra um top 50.

Buse

Fonseca segue agora apenas no quadro de pares, ao lado de Marcelo Melo, que é atual campeão. Na semifinal, a dupla 100% brasileira aguarda por quem avançar entre Schnaitter/Wallner ou Heide/Miguel.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.