João Dinis Silva passa o qualifying em Vila Real de Santo António

Por José Morgado - Fevereiro 11, 2026
joao-dinis-silva

João Dinis Silva, jovem promessa portuguesa de 18 anos, garantiu esta terça-feira a qualificação para o quadro principal do 7.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, torneio do ITF World Tennis Tour. Antigo top-100 mundial de sub-18 e campeão nacional nos escalões jovens, o atleta regressou recentemente à competição após 11 meses parado devido a uma lesão nas costas.

O jogador da Escola de Ténis da Maia, integrado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis desde os 15 anos, somou duas vitórias no qualifying algarvio. Primeiro, superou o indiano Rohan Mehra, quarto cabeça-de-série, por 3-6, 7-6(5) e 10-7, apesar de o adversário ter servido para fechar o encontro. Depois, bateu o espanhol Raul Sanchez Romero por 6-2 e 6-1.

Esta é apenas a terceira vez que João Dinis Silva ultrapassa a fase de qualificação num torneio ITF M25, depois de Castelo Branco (2024) e Beloura (2025). Em Vila Real de Santo António está acompanhado pelo treinador Bernardo Mota, antigo olímpico português, numa fase em que procura ganhar ritmo competitivo.

Além dele, Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros ainda lutam pelo acesso ao quadro principal. Batista defronta o luso-francês Adan Freire da Silva, enquanto Valdoleiros tem encontro interrompido frente ao neerlandês Stijn Pel. Gonçalo Marques ficou pelo qualifying após derrota com Benjamin Hannestad.

No quadro principal, destaque para o duelo entre Hugo Maia e Tiago Cação, que garante um português nos oitavos-de-final. Gastão Elias, Francisco Rocha, João Domingues e João Graça também entram em ação.

O torneio termina a 15 de fevereiro, distribui 30 mil dólares em prémios e conta para o ranking ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com