Djokovic sem meias palavras: «Muitos especialistas quiseram retirar-me do ténis»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 31, 2026

Novak Djokovic está de regresso à final do Australian Open depois de ultrapassar Jannik Sinner numa meia-final brutal. O dono de 10 títulos em Melbourne Park fez questão de deixar recados muito claros na conferência de imprensa na sequência desse triunfo.

“Nunca deixei de acreditar em mim mesmo. Há muita gente que duvida, muitos especialistas quiseram retirar-me do ténis desde há uns anos. A verdade é que quero agradecer-lhe com todo o coração porque me deram a força necessária e a motivação para lhes mostrar que estavam enganados. Não estou surpreendido com o que estou a fazer em Melbourne, sei aquilo de que sou capaz porque o fiz muitas vezes na minha carreira”, disparou.

Djokovic salientou como se sente em Majors. “Sei evoluir nos encontros importantes de um Grand Slam em que o nível pode não estar perfeito, mas encontro maneira de prevalecer sobre o adversário, ainda que a minha qualidade tenística não esteja perto do que gostaria. Fui para o court com um plano de jogo claro, sabia o que esperar e desenhei uma estratégia clara”, comentou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt