João Fonseca não resiste e cai na primeira ronda do Australian Open

Por Marcela Linhares - Janeiro 20, 2026
João Fonseca AO
Reprodução

No seu primeiro encontro da atual temporada, João Fonseca, 32.º do ranking, acabou superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri (85.º ATP), por 6-4, 2-6, 6-1 e 6-2 no Australian Open em dia que esteve abaixo do seu nível habitual e apresentou claros problemas físicos. Este encontro ficou marcado como a primeira vez do tenista de 19 anos como cabeça de série em um major e também a primeira derrota na primeira ronda de um quadro principal de slam. Agora, na segunda rodada, Spizzirri enfrenta quem avançar entre Luca Nardi e o qualifier Yibing Wu.

No primeiro set, os sacadores confirmaram seus respectivos games de saque com bastante tranquilidade. A partir do sétimo game, Fonseca passou a ser mais pressionado após queda de rendimento no serviço. Sacando com bolas novas, o carioca saiu de 15-40 com qualidade, mas não conseguiu evitar a pressão no décimo game – até salvou o primeiro set point contra com ace, mas, em game que durou cerca de 10 minutos, viu o adversário tomar a dianteira.

Diferente da primeira parcial, João conseguiu incomodar o serviço do estadunidense e, conseguindo duas quebras – uma no game inaugural e outra no quinto – fechou em 6-2 e igualou o marcador. No set, o brasileiro cedeu apenas quatro pontos no saque.

Bem abaixo no terceiro set, o carioca desperdiçou 0-40 logo no primeiro game e viu um monólogo ser desenhado. É que Spizzirri não deu mais chances e, vencendo cinco games seguidos, anotou 6-1 e voltou a liderar o jogo. Fonseca disparou menos de um terço de winners em relação ao oponente e cometeu 11 erros não forçados contra apenas quatro.

Eliot até viu o brasileiro vencer o primeiro game na quarta parcial, mas seguiu embalado e anotou cinco games consecutivos após conseguir duas quebras de saque. Neste momento, João recebeu atendimento médico na região da coxa antes de dar sequência na partida. Sem mais quebras, Spizzirri fechou em 6-2 no terceiro match point e garantiu o avanço para a segunda rodada do Happy Slam pela primeira vez e garantir a maior vitória da carreira.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.