Indoor Oeiras Open 1: eis os quadros para o primeiro Challenger da época em Portugal

Por Bola Amarela - Janeiro 17, 2026
Henrique-Rocha
FOTO: Beatriz Ruivo

O primeiro de dois torneios ATP Challenger organizados de forma consecutiva pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, começa já este domingo com quatro tenistas portugueses à procura dos bilhetes dourados para o quadro principal, que terá como primeiro prato forte o duelo entre Gastão Elias e Frederico Silva.

Francisco Rocha (771.º ATP), Tiago Cação (883.º), João Domingues (1214.º) e João Dinis Silva (sem classificação internacional) são os jogadores lusos que vão a jogo já este domingo, a partir das 11 horas, para tentarem juntar os nomes aos de Henrique Rocha (158.º), Frederico Silva (262.º), Tiago Pereira (264.º) Gastão Elias (364.º) e Tiago Torres (762.º) na grelha final.

O Indoor Oeiras Open marca o arranque da época para três dos quatro protagonistas da jornada inaugural.

O mais velho dos irmãos Rocha inicia a época face ao experiente britânico Liam Broady, ex-top 100 (93.º em 2023), atual 296.º do ranking masculino; Cação, outrora top 400 e ainda a regressar à competição após um interregno de cerca de três anos, vai jogar pela primeira vez este torneio contra o francês Mathys Erhard (329.º); Domingues, vencedor de três torneios desta estirpe, mede forças com o equatoriano Andrés Andrade (271.º); Dinis Silva, o mais novo do quarteto, encara o gaulês Calvin Hemery (259.º).

Já no quadro principal, o destaque do sorteio realizado ao final da tarde deste sábado ditou o terceiro capítulo do duelo de “conterrâneos” entre Gastão Elias e Frederico Silva, dois jogadores do Oeste do país.

Silva, natural das Caldas da Rainha, venceu o primeiro, no Challenger de Maiorca em 2023, por 6-3 e 6-1. Elias, nascido na Lourinhã, triunfou por 6-7(2), 7-5 e 6-1 na meia-final do ITF M25 de Vila Real de Santo António em 2025. Ambos aconteceram em piso rápido ao ar livre.

O vencedor poderá medir forças com o espanhol Daniel Merida (164.º), sexto favorito, na segunda ronda da metade superior do quadro, onde também está Tiago Torres. O novo campeão nacional absoluto dará início à primeira temporada como tenista profissional a tempo inteiro (concluiu a licenciatura em gestão em agosto) frente ao cabeça de cartaz do torneio, o britânico Billy Harris, número 121 mundial.

Os restantes elementos do quinteto luso já confirmado na grelha final também estão em rota de colisão, mas na segunda ronda.

Henrique Rocha é o único entre os cabeças de série (quinto) e, recém-chegado da Austrália, jogará a primeira ronda frente ao suíço Leandro Riedi (180.º), campeão do Indoor Oeiras Open 2 em 2024. Já Tiago Pereira terá pela frente o britânico Johannus Monday (218.º), que começou o ano com uma final em Nottingham e chegou aos quartos de final em Glasgow esta semana.

O primeiro Indoor Oeiras Open acontece de 18 a 25 de janeiro e nesse mesmo dia arranca o segundo torneio, que se desenrola até 1 de fevereiro. Poucos dias depois, o Jamor voltará a ser palco de dois torneios internacionais de alto gabarito, com duas provas WTA 125 a acontecerem de forma consecutiva entre 8 e 22 de fevereiro.