Baixa de peso: Zheng Qinwen desiste do Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 8, 2026

Zheng Qinwen anunciou a sua desistência do Australian Open 2026, numa decisão difícil tomada após avaliação da sua equipa e aconselhamento médico. A tenista chinesa, finalista em Melbourne há dois anos, recorreu às redes sociais para explicar os motivos, sublinhando a ligação especial que mantém com Melbourne.

Olá a todos. Depois de uma avaliação cuidadosa por parte da minha equipa e seguindo aconselhamento médico, infelizmente vou desistir do Australian Open 2026, começou por escrever Zheng. “Tomar esta decisão foi incrivelmente difícil para mim. Melbourne é o meu ‘lugar da sorte’, onde ganhei o meu primeiro encontro do quadro principal de um Grand Slam e onde vivi a minha melhor experiência”, revelou.

A número chinesa destacou ainda o vínculo emocional com o torneio. Tenho uma ligação especial a este lugar e estava muito entusiasmada por começar a nova época no Melbourne Park, acrescentou, mostrando a frustração por não poder marcar presença no primeiro Major do ano.

Apesar de garantir que a recuperação tem corrido de forma positiva, Zheng explicou que ainda não se sente preparada para competir ao mais alto nível.Embora a minha recuperação esteja a evoluir bem e a pré-época tenha decorrido sem problemas, jogar um Grand Slam exige que as jogadoras mantenham uma condição competitiva extrema”, afirmou. Neste momento, ainda não atingi a melhor condição que estabeleci para mim própria”.

A tenista deixou ainda uma mensagem de agradecimento aos fãs.Não tenho palavras para agradecer todo o apoio contínuo. Estou muito ansiosa por voltar a 100% aos courts e fazer um forte regresso na temporada de 2026”, concluiu.

A ausência de Zheng Qinwen representa uma baixa importante no quadro feminino do Australian Open, numa altura em que a jogadora procurava consolidar-se entre a elite do circuito.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com