Sabalenka responde: «Interesse na Batalha dos Sexos não foi inferior a uma final de Grand Slam»

Por Nuno Chaves - Dezembro 29, 2025

Aryna Sabalenka deu um murro na mesa relativamente às críticas que a Batalha dos Sexos recebeu devido às muitas alterações nas regras e por muita gente considerar que era mais uma exibição que um encontro de ténis.

A número um do mundo, que perdeu para Nick Kyrgios, defendeu o formato e reforça que este duelo teve tanta atenção mediática como… uma final de um Grand Slam.

ORGULHOSA DO MOMENTO

Creio que vivi uma experiência incrível, desde a minha entrada em campo até ao momento de o enfrentar… estou muito orgulhosa de mim mesma, por ter sido suficientemente corajosa para me expor a isto e por ter conseguido mostrar este nível de ténis. Sim, falei mais do que o habitual até hoje, algo que normalmente não faço (risos) na minha vida tenística, mas diverti-me imenso e creio que mostrámos ao mundo que um evento de ténis pode ser divertido, interessante e imprevisível. O meu único objetivo era que todos os que vieram aqui ou que estavam a ver pela televisão desfrutassem. Espero que tenham conseguido.

CRÍTICAS AO EVENTO

Sinceramente, não consigo perceber como é que as pessoas conseguem retirar coisas negativas deste evento. No que diz respeito à WTA, penso que mostrei que fui capaz de jogar a um grande nível, foi um jogo entretido. Sim, ele ganhou, mas foi um duelo competitivo, não foi um 6-0 e 6-0. Foi um jogo disputado, divertido, interessante de ver, que fez com que muitos olhares se voltassem para este desporto. Reuniu várias lendas, muita gente importante enviou-me mensagens a dizer que iria ver o jogo, por isso, creio que demos ainda mais visibilidade ao nosso desporto.

INTERESSE AO NÍVEL… DE UMA FINAL DE GRAND SLAM

Não encontro forma de ver isto como algo negativo. A ideia por detrás disto é que o ténis cresça e que possamos mostrá-lo sob uma perspectiva diferente, ensinando às pessoas que um evento de ténis pode ser divertido, cativante e que até podemos construir algo que seja quase tão grande como um jogo de Grand Slam. A atenção que gerámos com este evento, creio eu, não foi inferior à que teria uma final de Grand Slam.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.