Blockx, após a final nas Next Gen Finals: «Foi uma semana muito boa para me preparar para a nova temporada»

Por Rodrigo Caldeira - Dezembro 23, 2025

Alexander Blockx foi o outro grande nome das ATP Next Gen Finals 2025. Apesar de todas as honras terem ido para Learner Tien, o favorito que conquistou o título, o belga deixou uma excelente imagem ao vencer todos os seus jogos até à final, onde o norte-americano demonstrou porque era o único tenista dentro do top 100, concretamente o número 28 do mundo.

O belga mostrou-se muito sólido no serviço ao longo de toda a semana nas ATP Next Gen Finals 2025, assim como na sua direita. Prova disso são os mais de 50 ases e 125 winners que registou num torneio disputado em sets até quatro jogos. Trata-se de um cartão de visita mais do que aceitável com vista a 2026, ano em que tentará entrar no top 100 mundial e, ao mesmo tempo, afirmar-se nas primeiras rondas dos torneios ATP.

Assim, esta semana nas ATP Next Gen Finals foi a melhor preparação possível para, dentro de algumas semanas, lutar por entrar no seu primeiro quadro principal de um torneio do Grand Slam, uma vez que irá disputar a fase de qualificação do Open da Austrália. Antes disso, falou numa entrevista à ATP, na qual fez um balanço da sua experiência em Jedá.

PRESTAÇÃO EM JEDÁ 

“Acho que o meu serviço +1 pancada melhorou muito neste torneio e vou aproveitar isso na nova temporada. Também consegui gerir muito bem os momentos de pressão esta semana, o que me dará mais confiança no circuito quando tiver de jogar pontos importantes em momentos decisivos.”

GRANDE SEMANA NAS NEXT GEN 

“Tive um grande torneio e hoje diverti-me muito em campo durante a final, mesmo quando estava a perder. Apenas tentava desfrutar de cada momento, porque é a última vez que vou viver um jogo como este. Tive algumas oportunidades de lhe quebrar o serviço no último jogo e isso fez-me sorrir. Foram uns dias muito divertidos os que passei aqui em Jedá, embora tenha sido uma semana muito boa para me preparar para a nova temporada.”

EXCELENTE JOGO DE SERVIÇO

“Não era minha intenção alcançar uma elevada percentagem de primeiros serviços nem procurar demasiado a colocação. Ele estava a responder muito bem, perto da linha de fundo, embora eu estivesse a dar tudo. Tentei variar bastante o serviço e, por vezes, há jogos em que consegues muitos primeiros serviços e outros em que não”

Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.