Nacional Absoluto: quadros principais começam esta quarta-feira no Jamor

Por Bola Amarela - Dezembro 17, 2025
faria

Rita Freitas e Guilherme Valdoleiros conquistaram dois dos bilhetes dourados para os quadros principais do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, cuja 101.ª edição acontece até domingo na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

De volta à prova rainha do ténis nacional pela primeira vez desde 2009, Rita Freitas resistiu a uma aventura geracional para chegar ao quadro principal. Aos 39 anos, a atual campeã nacional e mundial de +35 começou por superar Catarina Ferreira (de 41 anos) na segunda-feira e já esta terça-feira levou a melhor sobre Sofia Pinto (21 anos) por 3-6, 6-3 e 7-5.

A jogadora-treinadora do Carcavelos Ténis (curiosamente, o palco onde há 14 anos se sagrou vice-campeã nacional absoluta) recuperou da desvantagem de 5-2 na derradeira partida para cumprir o primeiro objetivo a que se propôs neste regresso ao torneio e conquistar uma das oito vagas no quadro principal de singulares.

A próxima adversária da ex-número 803 WTA (classificação conseguida em julho de 2010) será Beatriz Assunção e, caso volte a triunfar, ainda terá de passar por Madalena Santos (oitava cabeça de série) para cumprir o sonho de medir forças com Matilde Jorge num eventual embate dos quartos de final.

As restantes vagas no quadro principal foram conquistadas por Beatriz Castro, Kika Lima, Carolina Correia, Inês Pereira, Laura Salvado, Sofia Almeida e Milana Ivantsiv.

 No torneio masculino, o campeão nacional de sub 16 foi um dos jogadores a conseguir chegar à grelha final. Tal como na véspera, Duarte Sanches celebrou em parciais diretos e desta vez ao vencer David Toma por 6-1 e 6-3.

Quem também avançou sem percalços foi Guilherme Valdoleiros. O jogador da Escola de Ténis da Maia só cedeu três jogos a caminho do triunfo por 6-1 e 6-2 sobre Alexandre Coelho.

Rodrigo Leal, Rodrigo Cruz, Gonçalo Quintela, Luís Miguel Saraiva, Miguel Palma e Diego Lopato-Miguel assinaram os restantes triunfos na conclusão do qualifying.

Para as 9h30 de quarta-feira estão agendados os primeiros embates dos quadros principais de singulares. A jornada contará com 16 encontros individuais, que darão a conhecer os adversários dos cabeças de série (oito em cada quadro) nos oitavos de final

O sorteio, realizado logo pela manhã, colocou Angelina Voloshchuk na rota da octacampeã Francisca Jorge (Matilde Jorge e Ana Filipa Santos estão na metade inferior do quadro) e Francisco Rocha na mesma metade do quadro que Jaime Faria, dois ex-finalistas. Na parte oposta estão Gastão Elias e Tiago Torres. No torneio masculino está garantida a coroação de um campeão inédito pelo quarto ano consecutivo.

QUADROS E ORDEM DE JOGOS