Tenista suíço assume homossexualidade: «Não se fala suficientemente disto no desporto»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 30, 2025

Depois do brasileiro João Lucas Reis da Silva, há um segundo tenista profissional a assumir a homossexualidade. Agora foi a vez de Mika Brunold, suíço de 21 anos, dar esse passo em frente, assumindo que se trata de uma atitude que considera importante.

“Pensei muito como falar disto. Embora não tenha sido sempre fácil, esconder e fingir ser alguém que não sou nunca foi uma opção. Por isso sinto que chegou o momento de partilhar convosco que sou gay. Ser homossexual não se trata apenas de amar alguém do mesmo sexo, mas também de lidar com coisas com que a maioria das pessoas nem pensa”, começou por escrever o número 307 do ranking ATP.

“O medo de não ser aceite, a pressão de manter o silêncio, a sensação de ser diferente. Mas cresci. E estou orgulhoso de ser quem sou hoje. Partilho isto para dar um passo em frente, mas também porque acredito que não se fala suficientemente disto no desporto. Num mundo ideal, nem sequer precisaríamos de sair do armário. Estou profundamente agradecido a todos os que me apoiaram. Sem vocês nunca seria a pessoa que sou hoje”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt