Será o Australian Open a última chance de Djokovic? Ex-número 1 diz que sim

Por José Morgado - Novembro 25, 2025
djokovic

Após uma temporada marcada pelas vitórias de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, Novak Djokovic prepara-se para atacar o Open da Austrália 2026 com ambição renovada. Para a antiga campeã de Grand Slam em pares, Rennae Stubbs, o sérvio é o único capaz de desafiar a dupla dominante do ténis mundial.

“É difícil imaginar alguém, salvo que algum dos dois sofra uma lesão grave ou haja surpresas, capaz de ganhar um grande torneio. Tenho o foco no Open da Austrália e já o disse várias vezes. Acredito que Novak tem a mira posta nele”, confessou Stubbs.

Sobre a preparação do sérvio, Stubbs acrescentou: “Não creio que lhe interessassem as ATP Finals, claramente não as jogou. Vai dedicar todo o tempo e esforço para dar tudo e vencer na Austrália. Penso que é o único que pode encontrar a vitória contra Jannik e Carlos. Carlos nunca chegou à final lá, Novak esmagou-o no ano passado, um set foi muito bom, mas Novak foi melhor no geral. Ele chega com a ideia de que poderá alcançar uma semifinal, talvez a última oportunidade”.

Stubbs também comentou o papel das lesões: “Não creio que possa vencer alguém como Jannik nessa pista, ele já é demasiado bom, mas se houver lesões, pode haver oportunidade. Alguns jogadores ganharam Grand Slam por causa de lesões dos melhores”.

Djokovic, que conquistou recentemente o ATP de Atenas, tem agora tempo para recuperar fisicamente e chegar ao Open da Austrália 2026 na sua melhor forma.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com