Fonseca já voltou aos treinos e admite: «Foi um ano maravilhoso»

Por José Morgado - Novembro 24, 2025

João Fonseca confirmou esta segunda-feira que continuará a treinar no Rio de Janeiro, reforçando a importância de manter a estrutura que o levou ao melhor ano da carreira.

Em conferência de imprensa, o brasileiro fez um balanço muito positivo de 2025. “Foi um ano maravilhoso. As coisas aconteceram rápido nas nossas vidas. A minha temporada começou no Next Gen de 2024, cheguei ao quadro principal do Australian Open, ganhei ao Rublev e, a partir daí, foi só para cima. Muito grato por tudo”, afirmou.

O jovem de 19 anos também projetou o que espera da nova época: “Expectativas boas para 2026. Tenho de defender os pontos que já conquistei, isso é difícil, com mais pressão. Vou a Buenos Aires defender o título. Tenho de estar mais preparado, vou com a mesma gana.”

A pré-temporada terá ainda uma etapa especial: após a exibição marcada contra Carlos Alcaraz, Fonseca viajará para Miami, onde treinará durante uma semana na base do seu treinador, Franco Davin. O objetivo passa por elevar a intensidade física e competitiva antes do arranque do calendário sul-americano, numa fase em que pretende consolidar-se entre os grandes nomes do circuito ATP.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com