Darcis revela a chave do sucesso da Bélgica: «Quando chamo estes rapazes para jogar a Taça Davis, só há uma resposta possível»

Por Rodrigo Caldeira - Novembro 19, 2025

A Bélgica foi o primeiro país a garantir um lugar nas meias-finais das Davis Cup Finals 2025, graças à sua vitória por 2-0 sobre a França. Depois dos triunfos de Raphael Collignon (86º) e Zizou Bergs (43º), o homem mais feliz em Bolonha era Steve Darcis, o capitão.

“Estiveram todos muito bem em campo, como pudemos ver, todos muito concentrados. Acabei de lhes dizer que não me interessa se ganhamos ou perdemos, só me importa que deem o seu melhor, que lutem até ao fim. Quero sentir orgulho neles; agora temos uma equipa muito jovem, com muito potencial e motivação. Quando tenho de os chamar para jogar a Taça Davis, só há uma resposta: sim. Acho que esta foi a grande mudança”, avaliou o belga ao falar da sua equipa.

Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.