This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sharapova recebida por multidão em Lisboa: «Já não via tanta gente desde o US Open»
Maria Sharapova, campeã de cinco Grand Slams, antiga número um do Mundo e recente hall of famer, foi uma das estrelas da cerimónia de abertura da Websummit, em Lisboa. A russa de 38 anos mostrou-se impressionada com o quão cheia estava a MEO Arena, com mais de 15 mil participantes na cimeira digital.
“Já não via tanta gente desde o US Open. E não estava tão nervosa desde essa altura”, confessou a lendária tenista em alusão à cerimónia do Hall of Fame realizada no Arthur Ashe Stadium, em Nova Iorque.
Here she is!
Maria Sharapova at the 2025 @WebSummit opening ceremony.
Maria looked quite shocked at the 15k crowd 😅 pic.twitter.com/NvFEc7QcTx
— José Morgado (@josemorgado) November 10, 2025
Sharapova participou no painel «Smarter Plays: How AI is Changing the Game», com Jessica Sibley (TIME) e Sarah Meron (IBM) para debater o impacto da inteligência artificial no desporto — desde o treino e desempenho até à forma como os fãs vivem as competições.
Sharapova destacou como a tecnologia revolucionou a preparação dos atletas: “Antes, o meu treinador precisava de horas para analisar uma adversária; agora, a IA faz isso em minutos e ainda ajuda na recuperação física.” A ex-tenista acredita que a IA pode prolongar carreiras e prevenir lesões, especialmente no desporto feminino.
Incredible crowd for Maria Sharapova in Lisbon at the @WebSummit. pic.twitter.com/tcPHRtEi8P
— José Morgado (@josemorgado) November 10, 2025
Sarah Meron apresentou um estudo da IBM que mostra o crescente interesse dos adeptos por experiências personalizadas. “O envolvimento já não é unilateral”, disse, sublinhando que a IA democratiza o acesso a dados e análises antes restritas à elite. Anunciou ainda o Sports Tech Startup Challenge, que apoiará startups que combinem desporto e tecnologia.
Jessica Sibley revelou o Time AI Agent, ferramenta que permite interagir com o arquivo da revista em 13 idiomas, tornando o jornalismo mais acessível.
O painel terminou com um apelo à humanização da tecnologia. “Nada substitui estar junto”, concluiu Sibley.
Leia também:
- — CONFIRMADO: Djokovic desiste das ATP Finals e Musetti entra como alternate
- — Djokovic explica os motivos que o levaram a desistir das ATP Finals
- — Eis o top 10 final da temporada de 2025 após a conclusão das WTA Finals
- Categorias:
- Fora de Linhas
- WTA
