Djokovic aponta aos Jogos Olímpicos de 2028 como possível final de carreira

Por José Morgado - Novembro 10, 2025

Nos últimos meses, Novak Djokovic tem sido constantemente questionado sobre a data da sua retirada do ténis. O sérvio, contudo, tem evitado comprometer-se com uma resposta concreta — até agora. Após conquistar o seu 101.º título no ATP de Atenas, o número dois mundial deixou clara a sua ambição: terminar a carreira nos Jogos Olímpicos de 2028.

“Ao longo da minha vida e carreira, sempre tive um plano mental com vários anos de antecedência — o que quero e como o quero. Já alcancei todos os objetivos possíveis. Falei sobre os Jogos Olímpicos de 2028 porque quero jogar durante mais alguns anos. Se pudesse terminar nos Jogos Olímpicos com a bandeira da Sérvia, seria maravilhoso”, afirmou o sérvio.

Ainda assim, Djokovic reconhece a incerteza: “Chegarei a tempo? Não sei. Tento manter-me saudável, mental e fisicamente, e preservar a minha energia competitiva.”

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com