Bagnis suspenso provisoriamente após controlo antidoping positivo

Por José Morgado - Outubro 23, 2025

A Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) revelou uma notícia surpreendente e preocupante: o tenista argentino Facundo Bagnis testou positivo a uma substância proibida num controlo realizado a 18 de agosto de 2025, durante a fase de qualificação do US Open.

A substância detetada foi hidroclorotiazida, um diurético incluído na lista de substâncias dopantes. Perante o resultado, Bagnis decidiu aceitar uma suspensão provisória voluntária com efeito a partir de 18 de outubro, ficando assim impedido de competir até nova decisão.

O tempo já cumprido sob suspensão provisória será deduzido da eventual sanção que venha a ser determinada após a conclusão da investigação.

Facundo Bagnis, atualmente fora do top 100, alcançou o 55.º lugar do ranking mundial em 2016 e disputou duas finais ATP: em Santiago (2021) e Córdoba (2024). O caso será agora analisado em detalhe pelas autoridades competentes.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com