João Fonseca e Rafael Matos desperdiçam match point em jogo equilibrado e caem na estreia de Basel

Por Marcela Linhares - Outubro 20, 2025
Rafael Matos João Fonseca
Reprodução

Nesta semana, João Fonseca vai estar presente no ATP 500 de Basel em torneio que estará disputando as chaves de simples e duplas. Nesta segunda-feira (20), o carioca já entrou em quadra ao lado de Rafael Matos e foi superado por Pierre-Hugues Herbert Nicolas Mahut com os franceses anotando 6-7, 7-6 e 11 a 9 em mais de duas horas. Nas quartas, enfrentam quem avançar entre Shelton/Bopanna e Roger-Vasselin/Nys.

O primeiro set foi extremamente equilibrado em momento que a forte dupla francesa salvou 10/10 break points enquanto os brasileiros enfrentaram apenas uma chance de serem quebrados. Assim, a definição aconteceu no tie-break em momento que Fonseca/Matos venceram os últimos cinco pontos para tomar a dianteira do jogo.

A segunda parcial seguiu o ritmo da primeira e também foi bastante parelha. A única quebra do jogo aconteceu no 11º game após dupla falta de Mahut. Sacando para o jogo na sequência, os brasileiros não conseguiram sustentar a dianteira e, mesmo com match point, se viram diante de mais um game decisivo. Com os franceses em melhor momento, fecharam em 8 a 6 no quinto set point e forçaram o match tie-break.

Os franceses saíram atrás no momento decisivo, mas logo conseguiram reverter a desvantagem e chegaram ao match point pela primeira vez em 9 a 6 – fechando o jogo em 11 a 9 após erro de Matos.

Fonseca retorna às quadras com horário a ser definido para a estreia de simples. O carioca vai ter Giovanni Mpetshi Perricard, atual campeão, como primeiro adversário no evento suíço.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.