Vacherot é apenas o terceiro qualifier da história a conquistar um Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 12, 2025

Valentin Vacherot alcançou em título de tantas formas histórico em Xangai. Uma delas prende-se com o facto de o monegasco se ter tornado apenas no terceiro tenista vindo da fase de qualificação a conquistar um Masters 1000.

Vacherot já tinha sido apenas o 11.º qualifier a alcançar a final numa prova desta categoria, mas o triunfo diante de Arthur Rinderknech fá-lo entrar para um clube onde só estavam dois espanhóis. Roberto Carretero fez algo semelhante em Hamburgo’1996, batendo Alex Corretja na final, ao passo que Albert Portas repetiu o feito em Hamburgo’2001, ao superar Juan Carlos Ferrero no encontro decisivo.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt