Djokovic sofre muito mas encontra forças para sobreviver rumo aos ‘quartos’ em Xangai

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 7, 2025

Numa batalha verdadeiramente caótica, com contornos dramáticos, Novak Djokovic encontrou forças no fundo da alma para carimbar o passaporte rumo aos quartos-de-final do Masters 1000 de Xangai. O número 5 do ranking ATP tornou-se no mais velho de sempre a atingir os ‘quartos’ de uma prova desta categoria, mas passou por autêntico filme até finalmente poder gritar vitória.

O sérvio de 38 anos superou Jaume Munar (41.º), com os parciais 6-3, 5-7 e 6-2, ao cabo de 2h42, num embate que voltou a ser jogado em condições duríssimas. Como se não bastasse, Djokovic lesionou-se bem cedo, sendo assistido a um problema na zona do pé/tornozelo esquerdo. Primeiro com dificuldades na movimentação, Nole apoiou-se no serviço e fugiu para conquistar a primeira partida, mas sempre sem parecer confortável.

Djokovic mantinha-se na luta, até que os sinais de exaustão e as dificuldades em lidar com o calor e a humidade se acentuaram. Munar elevou o nível e forçou a terceira partida, mas foi nesse momento que o sérvio se agigantou, reuniu forças e partiu mesmo para a vitória, que permite alimentar o sonho de voltar a conquistar um grande torneio. Na 97.ª vez que irá disputar os quartos-de-final de um Masters 1000, Nole terá o belga Zizou Bergs (44.º) pela frente pela primeira vez na carreira.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt