Shang dá a receita do sucesso: «O que importa é o que fazes depois de uma derrota»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Outubro 4, 2025
shang

De volta após uma longa paragem por lesão, Juncheng Shang está a tentar recuperar as melhores sensações e tem oportunidade de fazer história pessoal no Masters 1000 de Xangai. O jovem chinês defronta Karen Khachanov (10.º) e procura a primeira vitória contra um top 10, sendo que dá a receita para alcançar sucesso ao mais alto nível.

“É sempre mau perder, mas o que importa é o que fazes depois de uma derrota. Perdi na primeira ronda de Pequim depois de ganhar 6-0 o primeiro set, então foi duro. No entanto, senti que dei tudo o que tinha, mas o adversário foi melhor do que eu. Nesse dia estava muito frustrado, lembro-me que Norrie me pediu para treinar no dia seguinte e disse que não, que tinha de jogar pares. Hoje penso porque é que não posso continuar a treinar se perder?”, atirou.

Sobre o embate com Khachanov, Shang explicou a ’tática’. “Karen é uma grande pessoa, muito simpático fora do court, estou sempre a falar com ele. Será divertido e um grande teste. Jogar contra um top 10 nunca é simples, vou fazer o melhor que puder. Quero desfrutar do público, isso é o mais importante para mim neste momento. Karen tem 1,98 metros, pelo que poderá servir muito bem. É um tenista completo, ágil a movimentar-se e responde acima da média. É um claro exemplo de top 10, muito constante. Sei que não é tão flexível como eu, mas as suas pancadas são muito poderosas, vai tentar explorar as minhas debilidades. Tenho de ter uma atitude positiva para desfrutar do encontro, isso é que interessa”, rematou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt