João Fonseca falha ATP Masters 1000 de Xangai e só viajará para a Europa

Por José Morgado - Setembro 27, 2025
Fonseca
FOTO: Miguel Reis/Millennium Estoril Open

O jovem tenista brasileiro João Fonseca não estará presente no ATP Masters 1000 de Xangai 2025, torneio que arranca na próxima semana na China. Considerado uma das grandes promessas do ténis mundial, Fonseca vinha de uma temporada marcada por resultados consistentes e por uma clara ascensão no circuito, mas optou por não disputar o evento asiático.

A ausência do carioca deve-se a questões de gestão de calendário, numa altura em que procura equilibrar a exigência física de um ano longo com a preparação para os últimos compromissos da época. Fonseca, de apenas 19 anos, tem sido uma das revelações do ano e já soma vitórias importantes frente a jogadores mais experientes, consolidando-se no top-50 do ranking ATP.

O brasileiro e 19 anos planeia fazer ainda quatro torneios até ao final de 2025: o ATP 250 de Bruxelas, o ATP 500 de Basileia, o ATP Masters 1000 de Paris e um último evento na última semana do ano, em princípio em Atenas.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com