Korneeva ‘renasceu’ em Portugal e com ajuda… de Nadal: «O apoio dele foi incalculável»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 18, 2025

Pode ter apenas 18 anos, mas Alina Korneeva já tem uma história intensa de carreira. A russa, campeã júnior do Australian Open — venceu uma final brutal contra Mirra Andreeva — e de Roland Garros em 2023, estava lançada para o estrelato, mas uma grave lesão no pulso fê-la parar sete meses em 2024. O regresso foi duro, teve Portugal como ponto fulcral e agora dá os seus frutos.

“Joguei quatro torneios quando voltei e perdi na primeira ronda quatro vezes. Foi duro mentalmente, então a final na Figueira da Foz foi muito importante para mim. Perdi a final, fiquei desiludida, mas fiz vários encontros seguidos. Preciso disto agora para encontrar o meu ritmo depois de tanto tempo sem competir”confessou, ela que venceu nas Caldas da Rainha em 2024 e este ano em Évora e Leiria.

Agora no 156.º posto do ranking WTA, perto do 128.º que ocupou em fevereiro de 2024, Korneeva quer continuar a brilhar e destacou a ajuda que Rafael Nadal lhe deu. “O apoio dele é incalculável. São muitos treinadores com experiência e grandes jogadores. Tentar tranquilizar-me todos os dias. Abordaram vários problemas com o Rafa, já que ele teve múltiplas cirurgias na carreira. Foi um grande apoio. Sabe exatamente como lidar com a pressão de regressar de lesões graves. Quando se retirou não o vi durante uns meses. Agora vejo-o cada vez mais. Cada vez que me vê, pergunta-me como me sinto, mostra-se compreensivo e diz-me para tirar o positivo de cada situação”, rematou.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt