França e Áustria qualificam-se para as Davis Cup Finals com triunfos fora de casa

Por José Morgado - Setembro 13, 2025
Moutet

A seleções da França e da Áustria qualificaram-se este sábado para as Davis Cup Finals de 2025, confirmando para já um incrível dado neste fim-de-semana de Qualifiers: todas as equipas que jogam em casa… perdem! Depois da vitória da Argentina nos Países Baixos e da Alemanha no Japão, os franceses venceram na Croácia por 3-1, ao passo que os austríacas precisaram da negra para vencer por 3-2 uma eliminatória épica diante da Hungria.

Em Osijek, a dupla Nikola Mektic e Mate Pavic ainda deu esperança aos croatas ao derrotar Benjamin Bonzi e Pierre Hugues Herbert por 6-3 e 7-5, ao Corentin Moutet, o herói do fim-de-semana, fechou as contas do apuramento francês com um triunfo sobre o ‘grande’ Marin Cilic, ex-campeão da prova e um dos melhores jogadores dos últimos 20 anos, por 7-5 e 6-4.

Em Debrecen, a Hungria ainda ameaçou uma reviravolta épica depois do 0-2 do primeiro dia graças a um incrível sábado de Zsombor Piros. O antigo campeão do Oeiras Open 125 juntou-se primeiro a Fabian Marozsan para derrotarem Lucas Mielder e Alexander Erler por 7-6(2) e 7-6(3), antes de superar em singulares o austríaco Lukas Neumayer por 7-5 e 7-5. Na negra, no entanto, Marton Fucsovics passou completamente ao lado da ocasião e foi arrasado por Jurij Rodionov por 6-2 e 6-1.

APURADOS PARA AS DAVIS CUP FINALS

Itália (anfitrião)

Alemanha (d. Japão)

Argentina (d. Países Baixos)

Áustria (d. Hungria)

França (d. Croácia)

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com