Van Rijthoven anuncia fim prematuro de carreira aos 28 anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 9, 2025

Tim van Rijthoven saiu do anonimato no verão de 2022, quando de repente conquistou o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, batendo Taylor Fritz, Felix Auger-Aliassime Daniil Medvedev. O neerlandês chegou a ser número 101 do Mundo, também depois de atingir os ‘oitavos’ em Wimbledon, mas agora termina a carreira depois de uma malograda lesão no cotovelo não o deixar regressar a competir com consistência.

“Tenho de partilhar algo que tentei processar durante muito tempo. A minha carreira profissional no ténis vê-se obrigada a chegar ao fim. Devido a uma obstinada lesão de cotovelo que, apesar de toda a minha reabilitação e viagens médicas, simplesmente não recupera. Vejo-me obrigado a dizer adeus ao desporto que vivi durante toda a minha vida”, partilhou o neerlandês.

“Gostava de me despedir à minha maneira, com uma raquete na mão e público nas bancadas, mas às vezes o corpo decide de forma diferente da cabeça”, lamentou Van Rijthoven.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt