Como podem os tenistas controlar os seus nervos antes de uma partida importante?

Por admin - Abril 24, 2017

Os nervos podem estar relacionados com qualquer atividade realizada pelo ser humano. E na atividade desportiva de alta competição, muito mais. Quantas vezes vemos atletas a sucumbir em algum momento por estarem muito nervosos? Ou a não apresentarem o seu máximo potencial pela mesma razão? Pois bem, apesar da sua componente negativa, ter nervos antes de um acontecimento importante pode ser bom para os atletas, desde que bem canalizados. Quem o diz é Allistair McCaw, especialista em performance desportiva, que já treinou nomes como Bernard Tomic, Dinara Safina ou Svetlana Kuznetsova, entre outros, tendo colaborado com atletas de outros desportos para além do ténis.

“Muitas vezes estive no ginásio ou no balneário e vi jogadores como Novak Djokovic, Rafael Nadal, entre outros nomes grandes e eles não estavam tão relaxados como se possa pensar”, começa por referir o especialista num artigo publicado no site Tennismash. “Aliás o Nadal na sua autobiografia até admite que vai quatro vezes à casa de banho antes de entrar no court”.

De seguida, Allistair McCaw conta a história de um colega de equipa que falhou a prova do Campeonato do Mundo de Duatlo em Atlanta, no ano de 2002, por ter ido precisamente… à casa de banho. Estranhando o comportamento tão tranquilo de McCaw, este perguntou-lhe como fazia para se livrar dos nervos, ao que o especialista em performance respondeu questionando porque é que se deveria livrar de algo tão importante para ter uma boa prestação.

“Alguns atletas vêm-nos (nervos) como uma espécie de adrenalina”

“Não é livrar-se dos nervos que interessa. É geri-los e usá-los para teu próprio benefício”, explica McCaw, dando mesmo o exemplo de atletas de topo. “Muita gente vê os nervos como algo negativo, algo que pode prejudicar o desempenho porque estão formatados para pensar dessa forma. No entanto, alguns atletas de topo vêm-nos como uma espécie de adrenalina necessária para ter uma boa performance”.

Este é um ponto muito focado pelo especialista em performance desportiva: usar os nervos para inclusivamente melhorar o desempenho, mesmo parecendo muito calmos na sua abordagem com o exterior. McCaw apresenta mesmo cinco argumentos em defesa da sua tese.

– Ver os nervos como um sinal de preparação para a competição, uma adrenalina positiva

– Mesmo os melhores dos melhores os têm antes de qualquer encontro

– Transmitem ao atleta que algo especial vai acontecer dentro de momentos

– Provavelmente o adversário está tão ou mais nervoso que o próprio atleta, é algo natural

– Se uma pessoa não fica nervosa com algo significa que não lhe dá importância

O especialista em performance desportiva termina aconselhando os mais jovens a seguirem o exemplo dos grandes campeões. “Acolham os nervos e lembrem-se que até os grandes campeões os têm. Idolatrem esses campeões mostrando-se confiantes da próxima vez que entrarem num court e saibam que se estão nervosos é porque também estão prontos a competir”.