Hora de sorrir! Rublev volta aos títulos em Doha e repete troféu pela primeira vez

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 22, 2025

No meio das dúvidas, dos momentos negativos, nas nuvens negras por cima da cabeça, eis que Andrey Rublev conseguiu emergir. O número 10 do ranking mundial voltou aos títulos no ATP 500 de Doha, ao resistir a Jack Draper (16.º) numa final que lhe devolveu a glória que não conseguia alcançar desde o Masters 1000 de Madrid na temporada passada. Já são 17 títulos numa condecorada carreira aos 27 anos.

O russo resistiu com os parciais 7-5, 5-7 e 6-1, em pouco mais de duas horas, numa demonstração importante de força na terceira partida. É que Rublev podia ter entrado numa espiral negativa depois de deixar escapar o segundo parcial. Mas não, nada mais longe disso. O russo manteve-se concentrado e arrasou na terceira partida para garantir um título que tem um significado ainda mais especia. É que esta é a primeira vez que Rublev vence por duas vezes o mesmo torneio, isto depois de ter sido campeão em 2020.

Rublev vai surgir no nono lugar do ranking ATP nesta segunda-feira, ficando muito próximo do oitavo posto de Alex de Minaur e do sétimo de Novak Djokovic, regressando à ação na próxima semana, no Dubai. Já Draper salta para o 12.º lugar e bate cada vez mais forte à porta do top 10.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt