This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rio Open terá marcações eletrónicas de linha pela primeira vez
![rio open linhas](https://bolamarela.pt/wp-content/uploads/2025/02/448093_1140804_whatsapp_image_2025_02_05_at_16.03.35_web_.jpeg)
A chamada eletrónica de linha, que se tornou obrigatória em todo o circuito da ATP a partir de 2025, também está confirmada na 11.ª edição do Rio Open, que será disputada de 15 a 23 de fevereiro. Ela será implantada em todas as ‘quadras’ de jogo no Jockey Club Brasileiro.
O Electronic Line Calling (ELC) substitui os tradicionais juízes de linha e avisa quando a bola é fora, além de indicar se houve foot fault do jogador, caso ele pise na linha de fundo na hora do serviço. A tecnologia é considerada mais precisa do que os olhos humanos.
“O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada em terra batida. Seremos apenas o segundo torneio a usar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, o sistema deixará a transmissão e a experiência do fã de ténis ainda mais rica, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente”, afirmou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
Além de oferecer precisão nas marcações em court, a tecnologia gera também uma quantidade imensa de dados sobre o desempenho dos jogadores. Com o suporte da Tennis Data Innovations (TDI), o sistema proporcionará insights valiosos sobre posicionamento, movimento da bola e velocidade de saque, entre outras estatísticas detalhadas.
Esses dados podem ser utilizados para análise de desempenho, ajudando jogadores e treinadores a refinarem suas estratégias.
Leia também:
- — Alcaraz: «Todas as semanas jogamos com bolas diferentes. Há cada vez mais lesões»
- — [VÍDEO] Tommy Paul saca um dos melhores shots dos últimos anos em Dallas
- — Halep é arrasada em Cluj e surpreende ao anunciar a retirada do ténis logo após o encontro
Transmissão na Quadra 1
Outra novidade do Rio Open 2025 é que, além das transmissões das partidas da Quadra Central Guga Kuerten pelo Sportv 3, os fãs do tênis Brasil afora também poderão acompanhar pelo Globoplay, entre segunda e sexta-feira, os jogos das chaves de simples e duplas previstos para a Quadra 1.
“Temos grandes jogos nessa quadra, a procura e o interesse por essas partidas estão aumentando e a atmosfera fica incrível. Muitos jogadores inclusive pedem para jogar ali pela proximidade da torcida. É uma quadra superconcorrida, onde acontecem também muitas partidas das duplas brasileiras”, explicou Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
A 11ª edição promete ser ainda mais emocionante com as confirmações de Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti, e os brasileiros Thiago Wild, João Fonseca e Thiago Monteiro entre os participantes.
- Categorias:
- Brasil
- Rio Open 2025
- Sem categoria