Mónaco-Portugal, 1-2: Borges e Cabral vencem batalha nos pares e deixam seleção à beira da vitória

Por José Morgado - Fevereiro 2, 2025
Cabral-Borges-Davis

A seleção portuguesa da Taça Davis colocou-se este domingo a apenas uma vitória de derrotar o Mónaco no Playoff do Grupo Mundial 1 da maior prova de seleções do Mundo, ao vencer o sempre fundamental encontro de pares do fim-de-semana de confronto no Monte-Carlo Country Club. À entrada dos dois últimos singulares agendados para este domingo — o último só acontece em caso de empate –, Portugal lidera o Mónaco por 2-1.

Francisco Cabral e Nuno Borges, que recentemente fizeram história ao tornar-se na primeira dupla portuguesa a atingir os quartos-de-final de um Grand Slam, derrotaram num duelo muito duro e equilibrado os especialistas monegascos Hugo Nys e Romain Arneodo por 6-3, 3-6 e 7-5, em quase duas horas de batalha, num duelo que pode vir a ser absolutamente decisivo para as contas da eliminatória.

Portugal terá agora dois ‘match points’ para fechar a eliminatória: primeiro, Borges defrontará Valentin Vacherot num duelo entre os dois melhores jogadores de cada país e caso não consiga fechar nesse momento a seleção ainda terá outra chance, com Jaime Faria a defrontar Benjamin Balleret.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com