Austrália, Chéquia, Croácia, Áustria, Alemanha e Sérvia (às custas de Rune) a um passo da 2.ª ronda na Taça Davis

Por José Morgado - Fevereiro 1, 2025
Medjedovic

As seleções da Austrália, Chéquia, Croácia, Áustria, Alemanha e Sérvia colocaram-se esta sexta-feira a apenas uma vitória da segunda ronda da fase de qualificação das Davis Cup Finals. Das oito eliminatórias que começaram esta sexta-feira, apenas uma — entre o Japão e a Grã-Bretanha, que jogaram de madrugada — está empatada ao final do primeiro dia.

Entre todas as seleções que estão próximas da qualificação, o grande destaque vai para a Sérvia, que mesmo sem Novak Djokovic está a ganhar à Dinamarca em Copenhaga por 2-0. Na Royal Arena, a jornada ficou marcada por duas reviravoltas: e se a vitória de Miomir Kecmanovic (52.º ATP) sobre Elmer Moller (149.ª) por 3-6, 6-2 e 6-1 não surpreende, o mesmo não se pode dizer do triunfo de Hamad Medjedovic (94.º) sobre Holger Rune (12.º), por 2-6, 6-3 e 6-1, num duelo em que o ex-top 5 mundial colapsou por completo após um excelente primeiro set.

RESULTADOS APÓS O PRIMEIRO DIA

Japão vs. Grã-Bretanha, 1-1

Taiwan vs. Estados Unidos, 0-2

Suécia vs. Austrália, 0-2

Chéquia vs. Coreia do Sul, 2-0

Croácia vs. Eslováquia, 2-0

Israel vs. Alemanha, 0-2

Áustria vs. Finlândia, 2-0

Dinamarca vs. Sérvia, 0-2

RESULTADO FINAL

Noruega vs. Argentina, 2-3

DUELOS QUE COMEÇAM SOMENTE NO SÁBADO

França vs. Brasil

Suíça vs. Espanha

Bélgica vs. Chile

Canadá vs. Hungria

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com