Oito meias-finais de Grand Slam desde os 35 anos: o dado que prova a longevidade de Djokovic

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 21, 2025

Novak Djokovic e longevidade têm surgido constantemente na mesma frase. Este é mais um texto que entra nessa linha, já que tem como base uma estatística que exemplifica na perfeição esta ideia. É que chegar a oito meias-finais de Grand Slam já é algo que deixaria muitos tenistas orgulhosos. No caso de Djokovic, essas oito ‘meias’ são alcançadas… desde que celebrou o 35.º aniversário.

A meses de fazer 38 anos, Djokovic bateu Carlos Alcaraz para chegar ao top 4 do Australian Open e ampliou esse registo brutal. Para que se tenha noção, o sérvio apenas é batido por Ken Rosewall, que chegou às ‘meias’ de Majors por 10 vezes. Se considerarmos apenas o Australian Open, Rosewall fê-lo por quatro vezes e Nole agora chegou à terceira ‘meia’ desde os 35 anos, igualando Roger Federer.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt