A história continua: Habib é o primeiro libanês a ganhar num Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 13, 2025
Habib

Hady Habib, de 26 anos, é uma das grandes histórias deste início de Australian Open. O tenista que nasceu nos Estados Unidos mas que optou pela nacionalidade libanesa há um par de anos, tornou-se no domingo no primeiro tenista de todos os tempos a vencer um encontro em torneios de Grand Slam em representação do Líbano (em singulares), confirmando uma semana que tem sido de sonho para um jogador que em 2024 atuou várias vezes em Portugal, em provas ITF.

O triunfo sobre o chinês Bu Yunchaokete, na primeira ronda, levou completamente ao rubro os milhares de espectadores que encheram o seu court, num dos melhores momentos destas primeiras jornada no Happy Slam australiano.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com