Six Kings Slam: tudo o que precisa de saber sobre o torneio que paga mais ao vencedor do que Wimbledon

Por José Morgado - Outubro 15, 2024
six-kings

É já esta quarta-feira que arranca em Riade, capital da Arábia Saudita, a primeira edição do ‘Six Kings Slam’, um torneio de exibição inserido na ‘Riyadh Season’, uma altura do ano em que a capital saudita recebe uma série de grandes eventos desportivos e de entretenimento que inclui ainda Artur Beterbiev vs. Dmitry Bivol, o próximo PFL Super Fight, o WWE Crown Jewel e a desforra de Tyson Fury contra Oleksandr Usyk.

QUEM JOGA O SIX KINGS SLAM?

A prova contará com algumas das maiores figuras do ténis mundial, sendo que apenas um dos seis jogadores não é campeão de Grand Slam ou ex-número um (em seniores, foi em juniores…)

Novak Djokovic

Rafael Nadal

Carlos Alcaraz

Jannik Sinner

Daniil Medvedev

Holger Rune

COMO É O FORMATO COMPETITIVO E O QUADRO?

Com seis jogadores em prova, a organização do torneio optou por colocar os dois mais credenciados diretamente nas meias-finais. Os restantes quatro jogam dois quartos-de-final.

DIAS E HORÁRIOS DOS ENCONTROS

A prova disputa-se ao longo de quatro dias, mas num deles não se disputam qualquer encontro. Tal acontece porque o ATP não permite que se disputem torneios de exibição em semanas de circuito ATP (e nesta há três eventos) com mais do que dois dias seguidos, pelo que os árabes marcaram os quartos-de-final e as meias-finais para dias seguidos, mas interrompem o evento durante um dia, em vésperas da final.

Quarta-feira, 16 de outubro – quartos-de-final:

17h30: Daniil Medvedev vs. Jannik Sinner

Nunca antes das 19h00: Holger Rune vs. Carlos Alcaraz.

Quinta-feira, 17 de outubro – meias-finais:

17h30: Novak Djokovic vs. Sinner ou Medvedev

Nunca antes das 19h00: Rafael Nadal vs. Alcaraz ou Rune

Sábado, 19 de outubro – final e 3.º e 4.º lugares

17h30: duelo do 3.º e 4.º lugares

Nunca antes das 19h00: final

[VÍDEO] O impressionante vídeo de promoção do luxuoso Six Kings Slam

PRÉMIOS MILIONÁRIOS

Uma das principais particularidades deste torneio — e a grande razão pela qual os melhores do Mundo aceitaram o convite — são os valores incríveis pagos aos jogadores. Os cachês de presença variam entre 1,5 e 2,5 milhões de euros, mas os árabes quiseram garantir que os jogadores vão dar tudo em court e por isso vão oferecer um incrível prize-money de 6 milhões de dólares ao vencedor — quase o dobro do que ganharam os campeões de Wimbledon ou do US Open este ano.

VAI SER POSSÍVEL VER O TORNEIO EM PORTUGAL?

Sim, a competição vai passar na DAZN e pode ver tudo gratuitamente no site da plataforma. Tem apenas de estar registado, sem qualquer custo, na DAZN para ver tudo. Basta um registo gratuito no site da plataforma televisiva.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com