Estoril Open ‘renova’ com o Millennium por três anos e confirma data para 2025

Por José Morgado - Setembro 27, 2024
Créditos: Millennium Estoril Open

A 3LOVE, entidade organizadora do Millennium Estoril Open, anunciou esta quinta-feira não só a renovação do acordo com o Millennium bcp enquanto title sponsor do maior evento tenístico português, como a data de realização da prova no calendário de 2025. Os organizadores salientam o apoio do Millennium bcp num momento crítico para a permanência do torneio em Portugal, como aliás já tinha sucedido no tempo da pandemia.

No próximo ano, o Millennium Estoril Open jogar-se-á de 26 de abril a 4 de maio, durante a semana semana do ATP Masters 1000 de Madrid, no palco que tem sido o seu desde a primeira edição em 2015: o Clube de Ténis do Estoril, no concelho de Cascais. Excecionalmente, em 2025 será um ATP Challenger 175, voltando em 2026 e 2027 à sua categoria original de ATP 250.

“É com grande orgulho que anuncio a renovação do acordo de parceria com o Millennium bcp para os próximos três anos e a oficialização da data no calendário de 2025”, refere João Zilhão, diretor do torneio e sócio-gerente da 3LOVE. “O Millennium bcp tem estado connosco desde a primeira hora e foi sempre fundamental para a identidade do projeto. Estamos muito motivados para reforçar esta parceria de enorme sucesso na projeção do torneio para o futuro, sempre com o intuito de continuar, em cada edição, a melhorar e inovar todas as áreas do evento”.

Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, salienta que “É com muita satisfação que o Millennium bcp renova por mais três anos o seu apoio ao Millennium Estoril Open, um torneio de referência tanto no panorama dos eventos desportivos que são organizados em Portugal, como no panorama global do ténis, tendo já trazido a Portugal grandes nomes desta modalidade. O ténis é reconhecidamente um desporto de respeito pelos outros e de superação, e o Millennium bcp revê-se inteiramente nesses valores. Desejo o maior sucesso para o evento em 2025 e nos anos seguintes”.

A MESMA ESTRUTURA, DIMENSÃO E ESTÁDIO E COM OS MELHORES JOGADORES POSSÍVEIS…

O diretor do Millennium Estoril Open assegura que a temporária descida de categoria do evento em 2025 não alterará nada na forma como a prova será preparada e organizada. O evento decorrerá no mesmo clube, com o mesmo estádio principal, a mesma zona VIP e de sponsors, o mesmo fun center e tudo exatamente igual às edições anteriores. A única coisa que é mais incógnita é… a lista de participantes.

É de prever que a lista inicial de inscritos conte com vários tenistas do top 30 mundial, mas a participação de todos esses jogadores estará sujeita a perderem nas primeiras rondas do Masters 1000 de Madrid, que se joga durante duas semanas. Quem perder nas três primeiras rondas na capital espanhola (especialmente nas duas primeiras) será forte candidato a jogar no Estoril, especialmente tenistas que venham de longe — Estados Unidos, Ásia, Argentina, Austrália — e que não desejem ficar sem local para competir ou treinar até ao grande torneio seguinte, o ATP Masters 1000 de Roma.

Para além da presença de possíveis grandes estrelas do ténis internacional, o diretor do maior torneio português acredita que também contará com excelentes prestações dos melhores tenistas lusos — que atualmente atravessam um excelente momento de forma, como Nuno Borges (30º ATP e detentor de dois títulos ATP 175), Henrique Rocha (que recentemente ganhou ao nº9 do mundo Casper Ruud na Taça Davis) e Jaime Faria, atual nº2 nacional. Nestes três casos, a participação também está dependente do que fizerem em Madrid. Se o torneio fosse agora, Borges seria cabeça-de-série na capital espanhola e entraria diretamente para a segunda ronda da prova…

João Zilhão acrescenta ainda que “em 2025, sendo o nosso torneio um de apenas cinco ATP 175 no mundo, aproveitará o facto de ser jogado na segunda semana do Masters 1000 de Madrid, o que nos permitirá ter, seguramente, um elenco de grande qualidade, não só pela proximidade geográfica, mas também pelo histórico dos últimos dois anos — em que vários jogadores do top 20 e top 30 mundial jogaram esta categoria de torneios nesta semana. Vamos manter os elevados padrões de qualidade que têm feito do Millennium Estoril Open o evento de referência no contexto socio-
desportivo em Portugal”.

O evento, que ganhou o prémio Marketeer 2024 na categoria de Arte, Cultura e Entretenimento, terá também, como sempre, enorme cobertura mediática também garantida pelos media partners TVI/CNN Portugal, Eurosport e RFM, bem como uma forte transmissão televisiva para os quatro cantos do mundo.

Em 2024, e para além das mais de 43 mil pessoas que se deslocaram ao Clube de Ténis do Estoril para assistir ao melhor ténis em terra batida, o torneio contou igualmente com mais de 1500 horas de transmissão televisiva em todo o mundo e foi valorizado em 108 milhões de euros de Global Sponsorship Value e em 50 milhões de euros de National Sponsorship Value. A campanha promocional de 2024 foi valorizada em mais de seis milhões de euros, fruto das fortes parceiras com a TVI/CNN Portugal, Eurosport, RFM, JCDecaux e Spectacolor. Também nas redes sociais se bateram recordes, tendo sido impactadas mais de 60 milhões de contas em todo o mundo com conteúdos do Millennium Estoril Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com