This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Lisboa Belém Open arranca este domingo com 13 portugueses
A oitava e mais importante edição do Del Monte Lisboa Belém Open começa este domingo e estende-se até ao dia 29 de setembro no Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, por onde vão passar quatro jogadores do top 100 ATP, duas jogadoras do top 100 WTA e muitos tenistas portugueses — 13 deles em ação já este domingo, no qualifying, à procura dos “bilhetes dourados” que permitam aumentar a comitiva lusa nos quadros principais. A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e do Club Internacional de Foot-Ball com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.
O torneio masculino realiza-se pelo oitavo ano consecutivo (é o mais antigo dos nove eventos do circuito secundário que acontecem no país) e em 2024 cumpre a ambição de subir de categoria ao distribuir 100 pontos, motivo mais do que suficiente para atrair jogadores do calibre de Thiago Monteiro (76.º), DanielAltmaier (83.º), Thiago Wild (96.º) e Thiago Agustin Tirante (99.º) e “empurrar” os jovens Henrique Rocha(158.º) e Jaime Faria (162.º) para fora da lista de cabeças de série.
Os dois jovens do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis foram os únicos a obter entrada direta no quadro principal de singulares, mas receberam, entretanto, a companhia de Gastão Elias (306.º), Frederico Silva (486.º) e Duarte Vale(511.º), destinatários dos wild cards à disposição da organização.
É a este quinteto que um outro tentará juntar-se já a partir das 10 horas de domingo por intermédio da fase de qualificação: Pedro Araújo (506.º) entrou como alternate e a ele juntaram-se ainda os wild cards Tiago Pereira (529.º), João Domingues (571.º), Francisco Rocha (710.º) e Gonçalo Falcão, este último já sem ranking de singulares e a viver, aos 36 anos, a semana de despedida como tenista profissional.
Pereira será o primeiro a entrar em ação, logo às 10hno Estádio CIF frente ao dinamarquês Elmer Moller(246.º), quarto cabeça de série, seguido de Falcão contra o eslovaco Martin Klizan, atualmente no 315.º posto da hierarquia, mas ex-top 30 e detentor de seis títulos ATP.
Numa programação sem pausas, o terceiro encontro da jornada no palco principal do CIF colocará Domingues frente a frente com o espanhol Carlos Taberner (210.º e ex-85.º), primeiro cabeça de série do qualifying e recém-finalista da CT Porto Cup. A fechar o dia, Araújo medirá forças com o austríaco Dennis Novak (240.º e ex-85.º), enquanto Rocha (710.º) discutirá a passagem à ronda de acesso com o espanhol Daniel Rincon(274.º) no último embate do dia no Court Lisboa.
A presença portuguesa na fase de qualificação do torneio feminino é ainda mais significativa. Depois de ser um ITF W25 em 2021 e 2022, o Del Monte Lisboa Belém Open evoluiu para ITF W40 em 2023 e será um ITF W75 em 2024, salto qualitativo que fez com que Francisca Jorge (201.ª WTA) fosse a única portuguesa a entrar diretamente no quadro principal.
Matilde Jorge (409.ª) lidera a comitiva de oito jogadoras em ação a partir deste domingo, seguida de Angelina Voloshchuk (728.ª WTA), Maria Garcia(1295.ª), Amália Suciu (1359.ª) e Lena Couto(1401.ª), com entrada direta, e Analu Freitas (1401.ª), Maria Pinto e Mariana Paciletti Costa (ambas sem classificação profissional), já com wild cards.
As duas irmãs vimaranenses sagraram-se vice-campeãs de pares do ITF W100 Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open no final da tarde de sábado, pelo que a adaptação da número dois nacional à terra batida lisboeta será mínima antes de defrontar, no quinto encontro do dia, a lituana Iveta Dapkute (794.ª).
Pinto será a primeira portuguesa a ir a jogo, logo às 10h no Court 5 e contra Francesca Curmi (384.ª), de Malta, seguida de Freitas frente à neerlandesa AnoukKoevermans (232.ª), primeira favorita do qualifying, de Suciu contra Amarissa Toth (426.ª) e de Voloshchuk (728.ª) face a Angela Fita Boluda (260.ª), segunda favorita.
Os encontros de Couto (defronta Oleksandra Oliynykova, número 325 mundial), Garcia (vs. Diana Marcinkevica, 375.ª) e Paciletti Costa (desafia Gabriela Cé, 423.ª) serão no Court 6, o primeiro nunca antes das 12h30.
Organizado entre os dias 22 e 29 de setembro, o Del Monte Lisboa Belém Open contará com acompanhamento em direto nos canais Sport TV a partir do dia 24.
QUADRO PRINCIPAL
QUADROS DE QUALIFICAÇÃO
ORDEM DE ENCONTROS
- Categorias:
- Portugal